Desta vez a nossa conversa será em torno dos cuidados que devemos ter com a pele negra durante este inverno que parece estar a tornar-se cada vez mais intenso a medida que o tempo vai passando. Bom, como muitos já devem saber a pele negra, por ter a epiderme mais espessa em relação aos outros tipos de pele, é mais resistente as agressões externas e o alto nível de melanina e colágeno torna a pele menos propensa ao envelhecimento, enrugamento e flacidez chegando a serem mínimas as chances do aparecimento de tumores cutâneos.
Por outro lado, essa proteção natural da pele impede que ela absorva, prontamente,os principais activos hidratantes como a vitamina C (acido ascórbico), que age como tonificador da pele, revelando a luminosidade e estimulando a produção de colágeno e a vitamina A (Retinol) que é um poderoso activo que actua na renovação celular, redução das linhas de expressão e uniformização da textura e do tom da pele. Daí a importância do consumo equilibrados destas vitaminas para que a pele não dependa apenas dos cuidados externos. Por incrível que pareça, a pele negra precisa de um cuidado redobrado durante o inverno, porque a maioria apresenta característica sensível e desidratada, sendo comum que a pele do corpo resseque, provoque coceira em determinadas regiões , e apresente pequenas lesões superficiais que podem formar crostas e soltar secreções em casos mais sérios por isso a hidratação é fundamental nesta altura. Para que os cuidados se tornem eficazes será importante:
1. Tomar banhos mais curtos e com água morna
Já que tomar banhos frios em pleno inverno é quase impossível, a recomendação é diminuir o tempo no banho e não deixar a água ficar muito quente, por promover a desidratação da pele deixando a ressecada e com rachas.
2. Mulheres, por favor tirem a maquilhagem
Ao remover a maquilhagem optem por produtos que não tenham álcool na composição. Este cuidado é muito importante para evitar espinhas, cravos e o envelhecimento da pele.
3. Beber bastante água
Beber água é essencial para se ter uma pele bonita. Tente tomar pelo menos um litro por dia e veja a diferença não apenas na sua pele mas no seu organismo como um todo que só terá a agradecer.
4. Alimentar-se adequadamente e de forma equilibrada
A estação actual nos convida a optarmos por alimentos ricos em vitamina A e C ( laranja, tangerina, limão, batata doce, tomate, brocolis, repolho, couve, entre outros) que beneficiam a nossa pele bem como o nosso sistema imunológico.
5. E Hidratar a pele de dia, de noite e sempre que for necessário
Hidrate muito bem a pele com cosméticos que contenham retinol principalmente durante a noite após o banho. Ao sair de casa não esqueça de levar consigo um hidratante.
Comments